quarta-feira, 23 de abril de 2014

História dos EUA



A região dos EUA era habitada por índios até o fim do século XV, quando Cristóvão Colombo chegou ao continente. Diferentes regiões do território foram ocupadas por espanhóis, holandeses e ingleses, entre os séculos XVI e XVII.

Treze colônias foram criadas pelos ingleses e tinha certa autonomia. No entanto os ingleses quiseram diminuir essa liberdade, com isso as colônias declararam guerra no ano de 1775.

No ano seguinte é declarada a independência dos Estados Unidos, mas a Inglaterra só veio reconhecê-la em 1783. Os norte-americanos expandiram seu território até o Pacifico no século XIX, comprando terras, matando índios e ganhando guerras.

O norte dos Estados Unidos era industrializado, desenvolvido e queria acabar com a escravidão. Já o Sul era agrário e dependia da mão-de-obra escrava. Quando o defensor da abolição, Abraham Lincoln, foi eleito presidente, o sul decidiu separar-se. Isso deu inicio a guerra civil (1861-1865), que resultou na morte de 600 mil pessoas.

O norte obteve a vitória, a escravidão foi abolida, o que fez o ódio entre negros e brancos aumentou. Os anos seguintes foram de industrialização. A prosperidade do país foi obstruida em 1929, com a queda da Bolsa de New York.

Nos anos seguintes o governo passou a investir no desenvolvimento, politica qual ficou conhecida como New Deal. Impulsionada pela Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, União Soviética e os Estados Unidos tornaram-se as duas grandes potências do planeta.

Com isso o mundo ficou dividido no período conhecido como Guerra Fria, que durou até 1980. Em 1991 o governo inicia a Guerra do Golfo, contra o iraque. Em 1992 Bill Clinton é eleito presidente, e aprovou o Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta).

Já em 2000, George W. Bush é eleito presidente. No dia 11 de setembro de 2001 os Estados Unidos sofre um ataque terrorista de autoria da Al-Qaeda, como resposta o país bombardiou o Afeganistão. Em 2003, Bush inicia a Guerra contra o Iraque, que perdurou até 2011, já sob o governo de Barack Obama, o atual presidente, embora continue envolvido na Guerra ao Terror, com o objetivo de acabar com a ameaça de grupos terroristas, desde os ataques às Torres Gêmeas.


Economia dos EUA



Os Estados Unidos são a principal potência econômica do mundo atualmente: têm o maior produto interno bruto (14 657 800 milhões de dólares estadunidenses) e possuem as principais empresas (das cinco empresas com maior valor de mercado, três são estadunidenses), universidades (oito entre as dez melhores universidades, segundo levantamento em 2009 da universidade Xangai Jiao Tong) e centros de pesquisa do mundo.
Visando a conservar este poderio econômico, o país tem intervido frequentemente, desde a sua independência em 1776, no destino de outros países, sempre na defesa de seus próprios interesses comerciais. Essas intervenções quase sempre têm um caráter militar, o que, por sua vez, alimenta uma poderosa indústria bélica nacional.
A agricultura do país concentra seus produtos em regiões conhecidas como belts ("cintos", em português): há o cinto do milho, o do algodão, o das frutas, o dos grãos, o dos pinheiros, o da pecuária leiteira, o da soja, o do vinho etc. O país é o maior produtor mundial de soja e de milho. Ambos os produtos têm, como destinação principal, a alimentação de animais.

A indústria do entretenimento é muito importante no país: os filmes, seriados de televisão e músicas estadunidenses são um grande produto de exportação, gerando renda para o país e influenciando culturalmente o mundo inteiro. O turismo também é uma grande fonte de renda para o país: segundo dados de 2006 da Organização Mundial do Turismo, os Estados Unidos são o terceiro principal destino turístico do mundo.
O principal setor industrial do país é o químico. A bolsa de Nova Iorque, que foi fundada em 1817, é a principal bolsa de valores do mundo.
Desde que assumiu o posto de potência mundial durante a Segunda Guerra Mundial, o país detém a vanguarda tecnológica. O telefone celular, por exemplo, foi criado em 1947 pela empresa estadunidense Bell. Outro exemplo do pioneirismo tecnológico estadunidense é a internet, que foi criada pelas forças armadas estadunidenses no período da guerra Fria, visando a proteger o país de uma eventual pane do sistema tradicional de comunicações por ocasião de um ataque inimigo. Com a popularização da rede mundial de computadores no século XXI, novamente o país assumiu a dianteira nos avanços tecnológicos do setor, ao criar empresas voltadas para serviços na internet, como o Youtube, o Google, o eBay, o Yahoo!, o MySpace, o Facebook, o Orkut, a Amazon.com e a própria Wikipédia.
Grande parte das inovações tecnológicas estadunidenses ocorre em empresas localizadas no chamado Vale do Silício, na Califórnia. Nessa região, desde a Segunda Guerra Mundial, se concentram empresas voltadas para inovações nas áreas de eletrônica e de informática, ramos estes que têm como importante matéria-prima o silício. O Vale do Silício teve um importante papel na vitória estadunidense na Segunda Guerra Mundial, bem como na guerra Fria, na corrida espacial e no desenvolvimento dos atuais computadores e da internet.

Dados da economia dos Estados Unidos

Moeda: Dolár americano (símbolo USD)

Crescimento do PIB em 2013: 1,9%

Composição do PIB por setor da economia: serviços (79,6%), indústria (19,2%) e agricultura (1,2%) - dados de 2011

Força de trabalho (2011):  153,6 milhões de trabalhadores ativos

População abaixo da linha de pobreza: 15,1% (ano de 2010)

Taxa de desemprego: 7% (em dezembro de 2013)

Investimentos:12,4% do PIB (2011)

Dívida Pública: 70% do PIB (2012)

Dívida Externa: US$ 14,71 trilhões (em junho de 2011)

Taxa de Inflação: 3% (2011)

Reservas monetárias (em moeda estrangeira e euro): US$  150,2 bilhões (31/12/2012)

Crescimento da Produção Industrial (em 2011): 4,1%

Bloco econômico que pertence: NAFTA (Tratado de Livre Comércio da América do Norte) e APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico).

Vegetação dos EUA



Devido a sua extensão territorial, a vegetação dos Estados Unidos é muito diversificada, possuindo a tundra, a taiga, desertos e campos frios e quentes, savanas, florestas tropicais, temperadas e decíduas, etc.
Na costa leste e noroeste há predominância de florestas temperadas; 

mangues na região da península da Flórida; na costa do Alasca encontramos a Tundra; presença de estepes na Grande Planície Central, vegetação de deserto é encontrada na fronteira com o México.

Vejam aqui os tipos de vegetação em cada região:
• Regiões de clima úmido: florestas.
• Regiões de clima sub-úmido: gramas
• Regiões desérticas: gramas e arbustos.


Porém, toda essa diversidade de vegetação pode acabar, pois muitas já foram destruídas por conta das ações do homem, como: várias árvores de florestas foram cortadas, prados foram destruídos pelo fogo, a poluição atmosférica, que faz com que a camada de ozônio seja poluída e as plantas não podem realizar a fotossíntese, sem contar com o desmatamento de qualquer e todo tipo de vegetação para a construção de prédios, indústrias, etc.

Relevo dos EUA

Clique na imagem para ampliá-la.


Todo o território dos Estados Unidos, falando - se em
relevo, é muito bem dividido. Cada região tem a sua
particularidade e características na formação. Para
poder se entender melhor esse assunto, podemos dividir
todo o país em três regiões: a região Central, a região
Ocidental e a região Oriental. Cada uma dessa região
possui sua formação geográfica e vamos entender
melhor, caracterizando – as separadamente.

REGIÃO CENTRAL

Essa região é basicamente formada por baixas altitudes
e grandes planícies. Essa formação é um dos fatores
principais responsáveis pela prática da agricultura na
região.


REGIÃO OCIDENTAL


Nessa região, as montanhas predominam. São imensas
cadeiras de montanha que se espalham por toda essa
porção territorial e por esse motivo, é a região que mais
sofre com terremotos e vulcões. A incidência de
terremotos na região é muito frequente e é onde
também se localizam os maiores vulcões ativos do país.
Isso acontece porque é nessa parte do território que se
encontram as placas tectônicas – a Placa Norte
Americana e a Placa do Pacífico – que se chocam e
causam esses acidentes geográficos. É nessa região
também que encontramos a Sierra Nevada, as
Montanhas Rochosas – que chegam a mais de 4 mil
metros de altura - e as Cadeias da Costa.


REGIÃO ORIENTAL

É talvez a região mais importante do país,
geograficamente falando. É nessa are que podemos
encontrar as formações geológicas mais antigas do país.
É por isso, que as montanhas e os planaltos de toda
essa porção territorial são os que mais sofreram
modificações causadas por variados, longas e grandes
processos de erosão. Com isso, parte do relevo dessa
região cresceu em algumas áreas, diminuiu em outras e
formou – se novas cadeiras em sua maioria. Um grande
exemplo desse processo de modificação são os Montes
Apalaches.
Entre todas as formações do país, encontramos o ponto
mais alto da América do Norte que é o Monte McKinley,
uma montanha no Alasca com mais de 6 mil metros de
altura. O ponto mais elevado do país encontra-se na
Califórnia. O Monte Whitney é o mais alto dos chamados
Estados Unidos Continentais, parte territorial que nãoinclui o Alasca.

Clima nos EUA

Os Estados Unidos da América possuem mais de 9,5 milhões de quilômetros quadrados. Toda esta extensão resulta em uma grande variedade de climas presentes no país, pois as características climáticas de uma região dependem de diversos fatores como umidade, temperatura e pressão atmosférica. Também sofrem influência de outros elementos como a distância do local até o mar, a altitude, a latitude e as correntes marítimas encontradas no oceano. Desta forma, entre os principais climas encontrados nos Estados Unidos estão o temperado continental (Leste), subtropical (Sudeste), de montanha (centro e Montanhas Rochosas), árido tropical (Sudoeste), mediterrânico (costa Oeste), árido frio (Noroeste).

Curiosidades e características principais do clima dos Estados Unidos:


- Inverno rigoroso com ocorrência, em alguns dias, de temperaturas abaixo de zero e presença de neve nos estados do norte e nordeste do país. Estes fenômenos climáticos ocorrem em função da influência de massas de ar vindas do Polo Norte.
- Verões quentes com temperaturas elevadas (média de 30ºC) nas regiões sul e sudeste do país.
- Ocorrência de furacões e tempestades tropicais nas costas sudeste e noroeste nas estações da primavera e outono.
- Região mais fria dos Estados Unidos: região norte do Alasca onde no inverno a temperatura média é de -25ºC.
- Região mais quente dos Estados Unidos: Vale da Morte no Deserto de Mojave (Califórnia). No verão a temperatura média é de 35ºC. Foi nesta região que a temperatura mais alta do planeta foi registrada. Em 10 de julho de 1913, os termômetros marcaram 56,7ºC.


- A cidade mais chuvosa dos Estados Unidos é Mobile, localizada no estado do Alabama. O índice pluviométrico anual nesta cidade é de 1550 mm.

Dados Básicos sobre os EUA

Clique na imagem para ampliá-la.



Área: 9.372.614 km²

CapitalWashington DC



População:  308.745.538 milhões (Censo 2010)

Moeda:  dólar norte-americano ( USD )

Nome Oficial
: Estados Unidos da América (United States of America). 


Nacionalidade: norte-americana ou estadunidense

Data Nacional: 4 de julho (Dia da Independência dos Estados Unidos).

Presidente: Barack Obama


Divisão Administrativa: 50 estados e uma capital federal (Washington DC)


Cidades dos Estados Unidos (principais)Nova Iorque, Los Angeles; Chicago, Houston, Filadélfia, Washington DC, São Francisco, Miami, Detroit, San Diego, Boston, Orlando, Dallas, Atlanta, Portland, Seattle, New OrleansAustinPittsburghPhoenixDenverSan Antonio , Sacramento




Estados dos Estados Unidos: Alabama, Alasca, Arizona, Arkansas, Califórnia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Colorado, Connecticut, Dacota do Norte, Dacota do Sul, Delaware, Flórida, Geórgia, Havaí, Idaho, Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Kentucky, Luisiana, Maine, Maryland, Massachusetts, Michigan, Minnesota, Mississípi, Missouri, Montana, Nebrasca, Nevada, Nova Hampshire, Nova Iorque, Nova Jérsei, Novo México, Ohio, Oklahoma, Oregon, Pensilvânia, Rhode Island, Tennessee, Texas, Utah, Vermont, Virgínia, Virgínia Ocidental, Washington, Wisconsin, Wyoming. 

Territórios Administrados: Porto Rico, Ilhas Marianas do Norte, Atol Johnston, Guam, Ilhas Wake, Ilhas Midway, Ilhas Virgens Americanas, Samoa Americana.


Composição da População:
 brancos (79,96%); negros (12,85%);  asiáticos (4,43%), indígenas nativos e do Alasca (0,97%); nativos do Havaí e outras ilhas do Pacífico (0,18%); duas ou mais raças (1,61%). (estimativa de julho de 2007)


Densidade Demográfica32,9 hab./km2.


Crescimento Demográfico
: 0,963% por ano (estimativa 2011)


Idioma: inglês (oficial).


Religião
: Protestantes 51,3%; católicos 23,9%; mórmons 1,7%; outros cristãos 1,6%;  judeus 1,7%; budistas 0,7%; muçulmanos 0,6%, outros não especificados 2,5%;  não afiliados 12,1%;  nenhuma 4% (estimativa ano de 2007)


Taxa de Analfabetismo
1% (estimativa 2003).


IDH: 0,937 (Pnud 2012) - desenvolvimento humano muito elevado

Gini: 45.0 (ano de 2007)